28 de dezembro de 2010

Acarajé: "comer bola de fogo”

A culinária baiana é bastante diversificada, ao contrário do que muitos outros Estados acreditem. Para tanto, hoje trago o post em homenagem a esse bolinho tão gostoso (que me perdoe as calorias), o acarajé!
Em salvador você pode encontrar diversos acarajés gostosos, mas fica a dica do Acarajé de Dinha localizado no estacionamento do supermercado  GBarbosa no Costa Azul.  Eu particularmente não gostava do bolinho enquanto a mãe era viva. Acho que a filha dela prepara de forma mais leve e saborosa. Outro acarajé maravilhoso, tirando a fila enorme, é de Cira em Itapoan. O camarão é bem suculento!
O valor do acarajé com camarão está em torno de R$ 4,50.

Segue receita para quem quiser se arriscar:

Ingredientes
2 kg de feijão fradinho;
3 dentes de alho;
Azeite de dendê para fritar
Sal a gosto.
Modo de Preparo
Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.
Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)
Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.

Um comentário:

  1. A base do tempero da massa do acarajé é a cebola ralada e sal, o alho entra se quiser, com a água da cebola chega-se ao ponto da massa, a massa tem que ser bem batida para ficar aerado, caso contrario o bolinho não boia no azeite.
    Estou certo???
    grande abraços a todos

    ResponderExcluir